quinta-feira, 17 de maio de 2012

Muxarabis e Cobogós

Herança da cultura árabe, os muxarabis foram a solução encontrada para permiter a ventilação e iluminação, mantendo a privacidade e valorizada pela cultura.Usado de maneiras diversas o muxarabi agradou o mundo e continua sendo usado até hoje.

Muitos elementos ou idéias são, na arquitetura, adaptados ao clima, função, cultura ou são uma releitura, adequando-se às novas tecnologias. Para isso, a nova leitura e interpretação do muxarabi são feitas de modo a filtrar a iluminação através de diafragmas de diversas formas e tamanhos, controlados por células fotossensíveis, apresentando a típica iluminação que se costuma ver na arquitetura islâmica.




As tramas vazadas de madeira, chamadas de muxarabiês pela arquitetura moura, levaram três engenheiros brasileiros a criar uma peça com a função semelhante de dar privacidade ao interior das casas, sem comprometer a luminosidade nem a visão do mundo exterior. Batizada com o nome de cobogó, resultado da soma das iniciais do sobrenome dos inventores (Coimbra, Boeckmann e Góis), a peça começou a ser produzida com cimento.





Aos poucos, no entanto, esses elementos vazados deixaram de embelezar as fachadas e migraram para espaços menos nobres, quando passaram a ser usados como divisórias de áreas de serviço, perdendo todo o glamour inicial.


A versatilidade na aplicação também ajuda a difundir o cobogó, uma vez que ele pode vedar uma fachada inteira ou um pequeno vão na parede, e sua instalação é relativamente simples.










Lina Bo Bardi - Sesc Pompeía


 Casa na Bahia por Marcio Kogan


O muxarabi high tech de Jean Nouvel ganhou em uma competição em 1981, onde o edificio possui em sua fachada sul cerca de 30.000 óculos sensíveis à luz solar que dosam a iluminação natural, gerando um interior lindo e ventilado.
  








 Foto/photo by Kemular on Flickr



Espero ter inspirado vocês hoje !
Até mais !

2 comentários:

  1. Andressa,
    Muito boa sua postagem de hj, pois para uma historiadora em que vive em uma sociedade que cobra beleza e perfeição e se esquece de coisas simples e belas como os muxarabis isto é um contentamento.
    Quanto a de ontem, quantas vezes ouvi pessoas falando que assassinaram plantinhas inocentes ou que assumem simplesmente que compraram a planta errada para determinados lugares...
    Sempre uma boa informação é um ótimo negócio, para o bolso, para o tempo perdido e para a plantinha que vai ter tempo de viver é claro.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou com esse problema de iluminaçao e ventilaçao em mi ha cozinha entao achei maravilhoso a ideia dos cobogós prem fica a duvida quanto a entrada de chuva e principalmente de roedores e insetos. Qual a dica?

    ResponderExcluir