quinta-feira, 17 de maio de 2012

Plantas em ambientes internos

Nada ajuda mais para dar um ar "aconchegante" ao ambiente como uma planta, afinal é uma vida no ambiente. Mas devemos ter cuidado na escolha da planta, pois cada uma foi feita para um ecossistema especifico e por isso tem suas particularidades.


Espaço Fernando Piva

Dicas de cultivo:
• Dentro de casa, o local mais indicado para alocar as plantas é próximo à fonte de luz natural, preferencialmente a uma distância menor que 2 m;
• Salas de estar e de jantar, cozinhas e varandas estão entre os locais mais apropriados para o cultivo. Em contrapartida;
 • Antes de plantar uma muda, certifique-se de que tamanho ela poderá ficar quando adulta. Também verifique se a planta já está enraizada e se não tem pragas;
• Para que as plantas durem bastante é recomendável a pulverização periódica de adubo foliar, assim como a adição de adubo orgânico no solo;
 • Mantenha as plantas venenosas (buxinho, comigo-ninguém-pode e dedaleira, por exemplo) fora do alcance das crianças e dos animais domésticos;
• As plantas não devem ficar muito próximas a saídas de ar condicionado. Isso porque o vento pode ressecar e até queimar as folhas;
• Em hipótese alguma devem ser utilizados agrotóxicos dentro de casa.
Para evitar pragas, recomenda-se, ainda, realizar pulverizações mensais de óleo de nim (planta indiana), eficaz na prevenção contra insetos, assim como a aplicação de fungicidas, como a calda de bordalesa.


Começamos com quais serão é possíveis de colocar em ambientes internos e depois qual o cuidado que ela poderá demandar.

Vamos a lista:

Rosa de pedra

É uma suculenta, planta que armazena água nas folhas e caules, que tem o formato parecido com o de uma rosa. É muito usada para fazer arranjos em vasos com outras suculentas e cactos. Deve ser regada apenas uma vez por semana, pois a umidade pode apodrecer suas raízes. Não tolera muito sol, mas precisa de luminosidade. Se você tiver tempo de coloca-la para tomar sol e tirar, ficará linda em arranjos para mesa de centro. Nome cientifico: Echeveria SP



Pau d'água, Pleomele ou Dracena-malaia.

Esse arbusto com uma linha amarela no meio das folhas é muito usado para decoração, as regas devem acontecer sempre que o solo estiver seco. Em regiões com muita evaporação, a irrigação precisa ser diária. 
A pleomele é uma das plantas recomendadas para purificação do ar em interiores, de acordo com a Plants for Clean Air Council (PCAC), organização que resultou de um projeto de pesquisa originalmente conduzido pela NASA em conjunto com a Associação de Empreiteiros de Paisagismos dos Estados Unidos. A pleomele é considerada eficiente na remoção de compostos tóxicos do ar como formaldeído, benzeno, tolueno, xileno e tricloroetileno.
Deve ser cultivada sob sol pleno, meia-sombra ou luz difusa, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A pleomele é tipicamente tropical, apreciando o calor e a umidade. Elas preferem condições de luz filtrada ou meia-sombra, principalmente quando cultivadas em regiões mais quentes e ensolaradas. É sensível ao frio intenso, a geadas e a salinidade de regiões litorâneas; e tolerante a curtos períodos de estiagem.
Nome cientifico: Dracaena fragran.

Zamioculca

Uma das plantas mais usadas em ambientes internos, a Zamioculca é resistente, conhecida por suas folhas sempre brilhantes com aspecto de enceradas.  Precisa ser regada somente uma vez por semana e fica bem tanto em ambientes com luz, quanto sem luz - mas é bom evitar sol direto, que pode queimar suas folhas. Podemos encontra-la em vários shoppings e restaurantes do McDonalds. Nome cientifico: Zamioculcas zamiifolia
(foto:Luhrlandscape)
 

Orquídea Falenópsis ou Orquídea Borboleta


São lindas, tem grande variedade e o preço está cada vez mais atrativo, elas precisam de meia sombra
com irrigação moderada, com intervalos para a secagem do substrato, na adubação, adubo orgânico no vaso a cada dois meses e químico balanceado para as folhas uma vez por semana. Suas flores chegam a durar de 2 a 3 meses.





Minicactos

Esses pequenos cactos são encontrados até em supermercados e são ótimos para compor arranjos. Ao contrário dos cactos grandes, eles não devem ser expostos à luz direta do sol e ficam melhor em ambientes internos bem iluminados. Para saber quando regar, verifique se a terra está seca - em geral as regas são semanais, uma colher de sopa é o suficiente por semana, alguns podem se adaptar ao ambiente, em casa nossos cactos tomam até chuva, mas recebem sol diretamente.Nome cientifico: Mamillaria SP



Palmeira Ráfis

Super comum em escritórios, com múltiplos caules semelhantes ao bambu, a Ráfis cresce ereta como suas folhas plissadas próximas. Fica bem em todo tipo de iluminação. É importante regá-la com frequência sem encharcar seu substrato, excesso de água provoca o apodrecimento das raízes da Raphis.
A rega deve ser feita apenas quando a superfície da terra estiver completamente seca. Para seu pleno desenvolvimento basta estar em local que apresente alguma luminosidade. Nome cientifico: Rhapis excelsa.

Licuala

Muito bonita e sinceramente com um valor meio salgadinho, esta palmeira imponente  tem grande capacidade ornamental. A licuala deve receber meia luz e ter o solo sempre umido,  Nome cientifico: Licuala grandis



Babosa de pau ou Pacova.

Otima para vasos altos, com folhas brilhantes de textura semelhante à do couro, a Babosa de pau é ótima para compor jardins internos verdes. Deve ser cultivada sem luz direta do sol e não é resistente ao frio, por ser uma planta tropical. As regas devem ser feitas sempre que o solo estiver secando, mas não necessita de muita água. Nome cientifico: Philodendron martianum



Árvore da Felicidade

Indicada para locais de clima tropical e subtropical. São muito cultivadas em vasos médios a grandes, em ambientes internos. Em algumas culturas orientais, a planta é muito dada como presente. Essa planta possui uma característica específica, exalando um cheiro característico no fim das tardes.
Devem sempre estar em ambientes sombreados, mas bem iluminados, podendo também ser plantada à meia-sombra.
As regas devem ser mais mais intensas no verão, e mais espaçadas no inverno. A falta de água causa murchamento e queda das folhas. 

 Nesta foto temos duas especies, conhecidas como arvore da felicidade e arvore da vida; dizem que é a especie macho e fêmea, mas não é verdade, são duas especies diferentes.


Rosa-do-deserto ou Adenium (Adenium obesum)
 
A rosa-do-deserto é uma com caule engrossado  na base, suas florações podem ser obtidas em plantas jovens, com apenas 15 cm de altura. O florescimento geralmente ocorre na primavera, sendo que há possibilidade de sucessivas florações no verão e outono.
Ela não é muito exigente em nitrogênio, portanto uma fórmula específica de floração, que contenha mais fósforo é indicada. Jamais fertilizar uma planta sem antes irrigá-la, sob pena de queimar raízes e provocar queda das folhas.
Deve ser cultivada sob  meia-sombra, em solo perfeitamente drenável, neutro, arenoso, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos esparsos e regulares. Apesar dessas exigências em drenagem não é bom deixá-la muito tempo sem regas.


Afelandra, afelandra-zebra, espiga-dourada,ou planta-zebra.


A afelandra é uma planta florífera, muito utilizada em ambientes internos. Ela apresenta folhas grandes, ovais, acuminadas, glabras e de coloração verde-escura, com nervuras bem marcadas, brancas ou amareladas, de acordo com a variedade. As inflorescências são do tipo espiga, terminais e eretas. Elas surgem na primavera e verão e são formadas por brácteas amarelas e brilhantes e flores tubulares, labiadas, amarelas ou brancas.
Deve ser cultivada sob meia sombra ou luz difusa, em substrato bem drenável, leve, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

 Foto: Tanakawho



Aqui foram apenas algumas ideias, tem várias especies esperando para serem adotadas, leve mais vida para a sua casa e seu escritório !
Até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário