sexta-feira, 27 de julho de 2012

Poltrona Charles Eames

Nenhuma poltrona combina mais com final de semana que a Chales Eames, já conheci pessoas que não gostavam do design e que achavam que tinha cara de escritório (claro que eu não concordo), mas gostos aparte e nunca conheci nínguém que sentou nela e achou ela desconfortavel, ela é uma poltrona perfeita, perfeita para uma leitura, para descançar a cabeça, os pés em seu puff..e além tudo isso é linda !!!


Presente no Museum of Modern Art of New York e no Art Institute of Chicago, a poltrona Charles Eames é um objeto de desejo para muito, principalmente pelo preço salgadinho.


 Seu requinte e sofisticação datam de 1956, quando foi desenvolvida por Charles e Ray Eames para a empresa de móveis Herman Miller.

Na época em que foi projetada, não havia nenhum design semelhante ao da poltrona Charles Eames. Nada unia de forma tão perfeita o clássico e a vanguarda. O móvel é tão reconhecido que está entre os mais significantes designs do século XX.

A ideia inicial era fazer um presente para um grande amigo, Billy Wilder,  vencedor de seis prêmios do Oscar, sendo dois como diretor. Quando iniciaram a produção da poltrona Charles Eames, procurou-se manter o máximo possível de mão de obra artesanal na produção em massa, visando preservar aspectos importantes da fabricação.

Sem dúvidas, é um objeto de extremo bom gosto e que está retratado em diversos documentários e livros. Hoje, com a diversidade de madeiras e couros empregadas na construção das poltronas Charles Eames.


Charles e Ray Eames foram um casal que marcou o mundo não só com suas criações, invenções e filmes, mas também na maneira de como levar cada projeto adiante. “Eventualmente, tudo se conecta”, dizia Charles.
Essa sinergia única os levou a ter uma visão completamente nova em mobília: enxuta, moderna, lúdica e funcional. Formas elegantes, sofisticadas e maravilhosamente simples.

Vários projetos dos Eames nasceram da curiosidade e experiências com materiais novos e na utilização do mesmo material para projetos diferentes. E uma coisa levava a outra. Eles foram os pioneiros na utilização do compensado moldado,  para Eames o “design é a combinação certa de materiais para resolver um problema”.
O que faz dessa dupla um ícone no design é o fato de não terem um estilo específico, como muitos designers. Eles adaptavam cada trabalho para a necessidade.
Fonte: http://atec.com.br/


Espero que gostem !!
Até mais !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário