terça-feira, 14 de agosto de 2012

Comprando um sofá

Comprar sofá pode ser uma alegria ou um grande problema; é muito importante que não seja comprado por impulso ou pensando apenas no preço, ou corre-se o risco de ganhar um " Elefante Branco" para a sua casa !!


Antes de ir às compras, o primeiro passo é tirar todas as medidas do ambiente onde o sofá ficará. Fita métrica na mão e não se esqueça da circulação de pessoas pelo local, se o espaço estiver vazio use uma fita adesiva para colar no piso e demarcar o espaço disponivel para o sofá.


Pense em quantas pessoas (moradores da casa) devem sentar de uma só vez no sofá, por exemplo se na casa moram 5 pessoas, o espaço mínimo é de 5 lugares, mas deve considerar que vai se receber visitas, então pode combinar sofás com poltronas e puffs.









É sempre importante verificar, na ficha técnica, se as espumas do modelo em questão são certificadas pelo Inmetro.




No revestimento, além de ser uma decisão estética, temos a preocupação com o tipo de uso, que irá influenciar diretamente na durabilidade deste sofá. Por exemplo, se desejar um produto para uso comercial, escolha tecidos de fácil limpeza como os couros sintéticos; se tiver crianças ou pets , os modelos com capas removíveis podem  ser uma mão na roda; tecidos mais trabalhados e com texturas são indicados para salas de uso mais esporádico (onde nínguém vai comer pizza no sofá), já os de toque mais macios se encaixam melhor em home theater.
Faça uma lista de prós e contras e opte por aquele que melhor se encaixar em seu orçamento.








Os tons neutros: nunca saem de moda, não cansam e podem ser renovados com almofadas e mantas de cores contrastantes. São indicados para cômodos menores e sem muita luz natural.





Já as cores vibrantes ficam melhores em locais amplos e bem iluminados e precisa ter cuidado para não comprar uma peça que vai enjoar rapidamente.


Pense que sofás baixos e profundos dão um toque mais moderno, enquanto sofás mais altos e com braços arredondados dão um toque mais tradicional, os sofás simples e retos ficam bem em qualquer área; no entanto, um sofá com pernas e braços mais finos dá um visual mais leve, ideal para espaços pequenos, enquanto um sofá que vá até ao chão terá um visual mais "pesado", sendo o ideal para preencher uma divisão mais ampla.
Não se esqueça, sofá é igual sapato, precisa experimentar ! Não tenha vergonha, vergonhoso é comprar um sofá ruim !!

Estofados geralmente são produtos não desmontáveis e bastante volumosos. Desta forma não se esqueçam de verificar se o produto tem possibilidade de ser transportado até o local. Verifique todas as medidas, vãos das portas, altura,  profundidade do elevador e escadas. Caso não seja possivel terá que ser contratado um içamento, aí será necessário medir as janelas, verificar com o condominio se é permitido, e lembre-se este serviço não costuma ser nada barato.


Cuidado com sofá de espumas muito macias eles podem "engolir seus convidados", um sofá muito baixo também pode ser ruim,  se tiver uma convidada com saia vai acabar deselegante, mas para home theater ou um espaço de jogar videogame pode ser bem interessante.


Bom, agora fita métrica na mão e boas compras !
Até mais !

2 comentários:

  1. Vc ainda acha q vale a pena forrar um sofá do q comprar um novo? As
    Cores neutras são as melhores para montar uma sala? Bjs Carmen

    ResponderExcluir
  2. Olá !
    Isto vai depender do estado atual do seu sofá, se o madeiramento dele for muito bom você pode reformar além do tecido a espuma, alguns tapeceiros até mudam o formato do sofá, tiram aqueles cantos arredondados, sabe ? O importante é procurar um de confiança e que tenha indicação.
    Com relação as cores, as neutras são sempre mais faceis de combinar, e se você não é tão ousada é melhor não começar a fazer isto em um sofá mas sim em peças menores e mais faceis de trocar caso você canse delas.

    Bjss

    ResponderExcluir